AVALIAÇÃO

Diagnóstica, Formativa e Sumativa

   
Em Educação Visual, a avaliação caracteriza-se por ser um processo contínuo e sistemático, ao longo do no letivo; qualitativa e quantitativa, verificável através da recolha, direta e indiretamente, de dados; e reguladora do processo de ensino-aprendizagem.    

O processo de recolha de informação a partir da avaliação diagnóstica constitui um dado importante  para a elaboração da planificação que, com alguma flexibilidade, permite ao docente retificações e adaptações, cumprindo as metas e atingindo os objetivos previstos para as mesmas.


Avaliação formativa

A docente acompanha o trabalho que os alunos desenvolvem. A observação direta, o diálogo e o questionamento informais podem ser utilizados individualmente, em pequenos grupos ou mesmo com toda a turma. 

Os procedimentos para recolher informação usados na observação informal são muito simples: a) circular pelos diferentes grupos de alunos e observar como abordam uma dada proposta de trabalho; b) delimitar as observações, pois não se pode observar tudo, e focar nos aspetos que dificilmente poderão ser objeto de recolha utilizando outros processos; c) selecionar um número limitado de alunos para observar de cada vez; d) selecionar previamente o que deve ser objeto de recolha de informação; e e) ser flexível, para que se possam observar quaisquer outros aspetos eventualmente não previstos para aprofundar e melhorar o processo de recolha. 


Balanço realizado em determinados momentos do percurso do ensino-aprendizagem tendo em  conta os objetivos a atingir.

Ferramenta  que permite adequar o ensino às necessidades de aprendizagem dos alunos.

Os resultados são expressos através de números de uma escala.

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